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sexta-feira, 4 de julho de 2014

Como podemos compreender o processo de ensino e aprendizagem?

O ato de aprender ocorre por meio de inúmeros fatores que diferentes autores e estudiosos procuram estudar e explicar.
O aluno não aprende por razões simples e também por razões complexas, porém algo importante no processo do aprender deve ser levado em consideração, o fato do aluno ser um indivíduo único com suas necessidades, potencialidades e dificuldades, podendo ser comparado apenas consigo mesmo.
Ao se ensinar deve-se olhar para o aluno em sua totalidade, analisando o mesmo em seus aspectos sociais, afetivos, emocionais e cognitivos.
Uma área que muito pode contribuir para a compreensão do ato de aprender é a Psicologia da Educação, esta área busca respostas para as principais questões referentes ao processo de aprendizagem.
Questões feitas por nós educadores no cotidiano escolar, questões como:
* O que vem a ser aprendizagem?
* Quais os fatores que podem  facilitar a aprendizagem?
* Como deve ser a interação entre professores e alunos para que a aprendizagem seja mais eficiente?
* Como fazer com que os alunos estejam motivados para aprender e se interessem pela matéria a ser estudada?
* Como fazer para tornar a matéria e o seu ensino mais criativos, mais dinâmicos e menos monótonos?
* Qual a importância da liberdade para a aprendizagem?
* Porque os alunos esquecem a maior parte do que estudam?
* Como não esquecer o que aprendemos?
* Quais os fatores que prejudicam a aprendizagem?
* O que significa avaliar a aprendizagem?
* Como avaliar o que foi aprendido?

A estas e outras questões a área da Psicologia da Educação procura responder, porém é importante termos a consciência de que cada realidade é única, não encontraremos um livro de receitas prontas para que todos os problemas referentes ao ato de aprender sejam resolvidos, mas algumas dicas podem contribuir significativamente para o processo de ensino e consequentemente de aprendizagem.
Diante de cada situação que surge no contexto escolar, cabe ao professor/ educador analisar e propor aquilo que for mais adequado e que vá de encontro com a sua realidade vivida. 


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