Trabalho com:

Palestras - Oficinas - Consultoria Pedagógica -
Planejamento de eventos - Criação de Slides -
Orientação em Trabalhos, projetos e pesquisas.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

O que é aprendizagem?

Segundo McConnell, "Aprendizagem é a progressiva mudança do comportamento que está ligada, de um lado, a sucessiva apresentações de uma situação e, de outro, a repetidos esforços dos indivíduos para enfrentá-la de maneira eficiente".
Segundo Gagné, "A aprendizagem é uma modificação na disposição ou na capacidade do homem, modificação essa  que pode ser anulada e que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento".
Segundo Sawrey e Telford, "Normalmente, consideram-se como aprendidas as mudanças de comportamento relativamente permanentemente, que não podem ser atribuídas a maturação, lesões ou alterações fisiológicas do organismo, mas que resultam da experiência".

Ambas definições, nos levam a compreender a aprendizagem como a mudança de comportamento seja por repetição, seja resultante da experiência, estamos sempre aprendendo novos comportamentos, aprendemos de maneira sistemática, organizada, mas também aprendemos de forma assistemática, aprendemos por meio das interações, das experiências vividas.

Segundo os conceitos da Psicologia da Educação, o processo de aprendizagem depende de alguns elementos principais, sendo eles:
* Situação estimuladora - refere-se a soma dos fatores que estimulam os órgãos dos sentidos da pessoa que aprende, ou seja os estímulos devem ser diversificados, para que possam aguçar os diferentes sentidos de cada aluno, contribuindo para a assimilação dos conceitos. Para a aprendizagem, são importantes os órgãos dos sentidos, afetados pela situação estimuladora;
* Pessoa que aprende - O próprio indivíduo atingido pela situação estimuladora. A estimulação é peça fundamental para a pessoa que aprende.
* Resposta - Ação que resulta da estimulação e da atividade.O aprendizado em si.

O ato de aprender envolve muitas questões que parte da situação estimuladora, daí a importância do planejamento no sentido de oferecer situações diversificadas que possam atender a diversidade existente em sala de aula,principalmente nos dias atuais em que os meios de comunicação e as novas tecnologias oferecem uma gama de novas experiências.
A nossa tarefa não é fácil, porém o educador que tiver compromisso com seu trabalho deverá estar disposto a aprender, inovar e buscar meios e estratégias para lidar com a realidade vivida em sala de aula, de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento de seus alunos.
Lidamos com vidas, nossa responsabilidade é grande, cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte.
Que Deus nos dê capacidade para cumprirmos com nossa tarefa!


3 comentários:

  1. Parabéns professora Angela, pelo blog. Estou certo de que será um excelente espaço para troca de informações e ajudará muita gente com sua experiência e sabedoria. Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigado Paulo, tenho certeza que você também contribuirá significativamente para o blog, pois é uma pessoa de muito conhecimento.

      Excluir